O Sindicato da Indústria da Construção Civil e de Artefatos de Cimento Armado do Vale do Itapocu foi fundado em 07 de novembro de 2006 e registrado no Ministério do Trabalho em 08 de dezembro de 2016.

Constituído para defesa e representação legal das categorias econômicas da indústria da construção civil e de artefatos de cimento armado das empresas enquadradas nas atividades de fundações destinadas à construção civil; edificações; montagem de estruturas metálicas; demolição de edifícios e outras estruturas; instalação elétrica; instalações hidráulicas, sanitárias e de gás; instalação de sistemas de ar condicionado, de ventilação e refrigeração; pintura e decorações, estuques e ornatos; artefatos de cimento para uso na construção civil; pré-moldados de concreto; casas pré-moldadas de concreto.

A base territorial abrange os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

Seu primeiro presidente foi o Sr. Paulo Rubens Obenaus, que junto com os empresários do setor e a assessoria jurídica do CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina não mediram esforços para obtenção da homologação do registro sindical no Ministério do Trabalho.